Registrado: Quinta-Feira, 1 de Janeiro de 1970 Mensagens: 66 Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Enviada: Seg Mar 19, 2007 4:53 am Assunto: Unpacking & testing o Best Waroo 2007 13m
Best.
Uma marca que apareceu a alguns anos atrás tentando mudar o
paradigma do kitesurf. Assim como na aviação a Gol veio pra oferecer
um estilo diferente de voar...sem luxos, lanchinhos e outras frescuras,
mas você chega lá por preços muito inferiores aos da concorrencia.
A Best também adotou essa forma de competir num mercado já
saturado: Kite da Best não tem frescura, mas pelo preço de um kite
usado da concorrencia você podia ter um kite zero e "estar lá" no meio
da galera.
Mas isso mudou com o Waroo 2007. O preço de tabela de U$ 1.300,00
não é exatamente uma pechincha. Ao contrário, está bem próximo dos
modelos top da concorrencia. O que mudou? Será que o Waroo 2007 está
caro demais? Ou o produto melhorou e está quase igual aos das grandes
marcas?
Tive a oportunidade de examinar e testar um Waroo 2007 13m e abaixo
tento mostrar os detalhes e dar meu depoimento sobre o velejo que fiz.
OBS: O kite mostrado foi comprado por mim pelo preço de tabela (tá
bem, teve um chorinho...mas qual vendedor não dá?), portanto posso
garantir que não é um report tendencioso.
Começando pela bolsa...
Funcional porém básica. Tem presilhas laterais pra prender a barra e
bolsos para acessórios. O tecido é meio fininho, nâo tem o design e o
feeling de qualidade de marcas mais caras mas pelo menos as alças são
bem acolchoadas.
Pronto...o Best Waroo 2007 13m "unpacked" !
A Bolsa expande para guardar o kite com as talas infladas...
item standard em todas as marcas de kite.
O kite vem apenas enrolado dentro da bolsa. Outras marcas incluem
faixas para manter o kite apertado e até sacola....
mas é assim que se economiza alguns U$'s...
O Waroo 2007 tem talas de fibra no bordo de ataque e no bordo de fuga,
para evitar uma enrrugada que a maioria dos kites tipo bow fazem
quando estão no depower total. A desvantagen é que tem que ter um
certo cuidado na hora de dobrar pra não quebrar as talas...
Quem me vendeu já deu algumas talas sobresalentes.
Detalhe das talas - Bordo de ataque e bordo de fuga
bolsinhos protegem o tecido.
Na parte de cima o tradicional logo da best,
na parte de baixo só cinco talas infláveis.
No cabresto vários nós para regulagem na linha de traz.
Item standard em kites tipo bow.
Nas roldanas uma inovação interessante. As roldanas só correm em um
pedaço de linha que pode ser facilmente substituído em caso de
desgaste (uma reclamação constante dos usuários de bows)
Não tem sistema tipo "one pump" ou similar...tem que inflar as talas uma
por uma. Economizando mais uns U$s...
Pelo menos o sistema de bolinha nos bicos funciona.
Em kites antigos que já tive isso nunca funcionava direito.
Opa! onde prende a bomba pra inflar com as duas mãos?
Essa a Best ficou devendo...
A barra, como o resto do kite, é simples mas funcional, e incorpora a
maioria dos avanços em termos de segurança que foram aparecendo em
outras marcas.
O.S.R. (Oh! Shit Release). Como último recurso basta agarrar um
desses e largar a barra.
O chiquen-loop tem quick-release e uma argola para conectar um leash
de segurança (acompanha a barra).
Nas linhas da frente um distorcedor em formato de "Mickey Mouse".
Detalhe interessante.
O trimmer é simples e cumpre sua função. Pra quem tem braços curtos
pode ficar um pouco longe, mas dá pra agarrar o conjunto com uma das
mãos e usar o trimmer com a outra.
Kite pronto pra decolar...vento de + - 8 nós...será que vai dar?
Uma boa inovação da best...uma peça de borracha que se move
facilmente com a mão. Deixando em cima, se largar a barra ela vai para
a posição de depower total. Usando apenas dois dedos é possível abaixar
a peça para uma posição onde a barra "descança" numa posição
confortável para os braços. Em caso de emergência basta empurrar a
barra para voltar ao depower total.
Bom, eu pesando 90 kilos velejar com um kite 13 metros com vento de 8 nós...não deu mesmo!
(fotos de Eduardo Lerina...obrigado)
Mas tive a oportunidade de velejar esse mesmo kite na Barra da Tijuca
com vento bem mais forte e posso afirmar o seguinte:
- O Waroo 2007 não é um kite bow. O que define um kite bow é o bordo
de fuga concavo e pagar royalties para os irmãos franceses...a Best não
paga os royalties e o bordo de fuga do Warro 2007 não é concavo.
- Portanto o feeling do kite é diferente de um bow legítimo...mais
parecido com um kite "C" tradicional.
- O depower (e portanto o range de utilização de cada tamanho de kite)
não é tão grande como um bow legítimo. MAS CHEGA BEM PERTO!
- O hang-time é melhor que um bow legítimo pois ele se comporta como
um kite "C" (essa é uma observação um pouco subjetiva...eu
particularmente nunca consegui um hang-time com kites bows como eu
conseguia com os kites "C" antigos, mas depende da técnica de cada um)
- O pacote completo tem um feeling de qualidade inferior aos kites top de
linha de outras marcas, mas já melhorou muito em relação aos
kites da Best do passado.
- O material parece ser o mesmo (não sou expert no assunto) e só o
tempo dirá se a Best cortou custos aí também...
Conclusão:
Pra um kitesurfista que quer a segurança e o range de utilização de um
kite bow o Best Waroo 2007 é uma opção perfeitamente viável. Tem
quase todas as vantagens dos bows modernos. Mas num mercado
altamente competitivo como o atual onde a Cabrinha dominou
completamente os últimos dois anos e as outras marcas correm atraz
com todo o seu peso de marketing; produzir um kite que tenha
características semelhantes e seja alguns U$s mais barato....TEM que
deixar algumas coisas de fora. E a Best deixou mesmo. Todos os ítens
que não são realmente essenciais. Como nos aviões da Gol, no Waroo
não tem almoço, só barrinha de cereal...mas voa do mesmo jeito!
Editado pela última vez por Tunico Lage em Qua Mar 21, 2007 4:13 pm, num total de 4 vezes
Registrado: Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2006 Mensagens: 7 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Seg Mar 19, 2007 11:54 am Assunto: Best
Para inflar com as duas mãos sem segurar o kite tem solução... Basta afrouxar as linhas do cabresto na conexão do centro do bordo de ataque (são duas, vc escolhe qq uma, a linha verm. ou a azul) e passar a bolinha da bomba no laço conseguido. Parece sem importância, mas é uma ajuda e tanto nos dias de ventos mais fortes. _________________ Wander Alcantelado
Registrado: Quinta-Feira, 1 de Janeiro de 1970 Mensagens: 66 Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Enviada: Seg Mar 19, 2007 4:04 pm Assunto:
Aí Wander, valeu pela dica.
Vc está com um 13 também?
Como vc está usando a mais tempo, qual a sua avaliação?
Acho que todo mundo tem curiosidade em relação e esse kite...
Registrado: Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2006 Mensagens: 7 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Ter Mar 20, 2007 1:55 pm Assunto: Best Warro 11m
Blza Tunico!!!
Na verdade comprei um 11m pois queria um kite para usar com prancha de surf, uma Udo Bastos tam 6' shape de surf com concave no fundo.
A Best é realmente uma empresa com estratégia de baixo custo e cai muito bem a analogia com a empresa de aviação Gol.
Vejo muito no kitesurfmania as pessoas colocarem manifestações de seus sentimentos de qualidade em relação aos kites disponíveis no mercado e fico surpreso com a falta de entendimento sobre o assunto. Um dos conceitos de qualidade é sua característica intangível, nós temos nossa percepção de qualidade, mas ela é percebida dentro de uma perspectiva individual. Em outras palavras, o que atende minhas perspectivas é bom para mim, podendo ser avaliado por outras pessoas como ruim, e daí derivam concepções ontológicas de valor.
No meu caso eu gosto de velejar nas ondas, estilo surf mesmo, o kite com quase 100 % Depower veio atender minhas expectativas, pois mesmo velejando em lugares muito cheios e com a presença de surfistas consigo 100% de controle do meu equipamento e total segurança para os banhistas. É sempre bom lembrar, que o maior perigo no kite é com os terceiros, pois além da convivência da culpa de ter machucado alguém pelo resto da sua vida, existe ainda a possibilidade de pgto de vultosas indenizações etc...etc....
O Waroo foi meu primeiro kite desta categoria, antes eu velejava de "C" um Cabrinha Nitro 14m com uma Mutante. Senti muita diferença nos meus primeiros velejos de Warroo pois devido haver maior curso de depower cria mais um elemento a ser ajustado na hora das manobras, sem mencionar que qq centímetro de folga pode fazer diferença em um salto entre um pouso paraqueda e uma esborrachada na água. Ainda sinto um pouco qdo aproximo o Stopper da barra, o kite puxa muito nesta configuração funcionando como um kite "C", entretanto o Stopper é muito eficiente na hora do salto.
Um ponto que considero que merece atenção é a tendência do kite andar de ré quando as linhas trazeiras estão muito tencionadas, provalvelmente pelo desenho do bordo de fuga (trailing edge) reto. Portanto ao desengatar o kite tenha certeza que as linhas do bordo de fuga ficarão frouxas o suficiente para manter a estabilidade do kite.
Não verifiquei aspectos negativos na construção do kite, melhorou bem em relação ao 2006, por ex. reforços no bordo de ataque, tecido duplo no bordo de fuga, reforços no tecido onde fica o bico da bexiga, roldanas melhores, ponteira das talas com reforços etc...
Como o Tunico disse o "feeling" de qualidade no conjunto é inferior comparando com outras marcas, mas no aspecto funcionalidade atende muito bem. Muitos gostam de comparar este kite a um carro popular ex. Fiat, enquanto os outros kites são Mercedez, Ferrari, Audi....Bom, quem possui um carro deste no Brasil procura algo além de funcionalidade, as péssimas estradas e os engarrafamentos são iguais para todos o que restringe bastante a vantagem do aspecto funcional destes carros. No caso dos kites estas diferenças dependem muito mais da perícia do piloto, que muitas vezes é incapaz de utilizar todo o arsenal do kite, mas fora d'água gosta de arrotar a superioridade de seu kite, seu preço de revenda, o atleta x que usa e por aí vai...Em tempo, meu carro é um Fiat e meu kite é um Best.
Valeu!!! _________________ Wander Alcantelado
Registrado: Quarta-Feira, 21 de Março de 2007 Mensagens: 1 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qua Mar 21, 2007 5:47 am Assunto:
Fala ai brows, sou novato e já tenho um kite usado e to querendo comprar um bow.
Realmente tenho visto mais kites da Best aqui na Barra. Mas sei não, o pessoal que and de Cabrinha parece mais fera. E o pós-venda? tem garantia? tem reposiçao de bexigas? e se der merda com meu kite logo no primero dia o representante vai honrar? Quem é o representante?
Dá pra ver que a Best ta subindo aqui na Barra mas como meu dindin tá curto acho mais seguro investir num bow Cabrinha ou Naish que sao marcas mais estabelecidas aqui no Rio des de a epoca do wind e a assistencia deve ser melhor. E os caras de bow cabrinha tao arrepiando nas ondas.
Valew brother a reportagem foi legal e agora fiquei naduvida. Vo conversa com a galera na praia.
Valew
Registrado: Quarta-Feira, 21 de Março de 2007 Mensagens: 2 Localização: Av Olegario Maciel´231/218-Barra da Tijuca
Enviada: Qua Mar 21, 2007 8:00 pm Assunto:
Olá Locokiter;
O distribuidor no Brasil é Vandals. Empresa 100% kitesurf fundada em 1999. Uma de nossas vantagens é o bom atendimento pós venda o que inclui bom estoque de peças de reposição.
Caso esteja fora do Rio temos representantes em todo o Brasil.
Quanto ao valor de revenda considero a Best o melhor custo beneficio já que o valor inicial da compra é ótimo e a de revenda tambem.
Quanto ao acabamento do kite não deixa nada a desejar a nenhum outro. Quanto a performance sou extremamente suspeito para comentar e sugiro um test drive para tirar qualquer duvidas.
Bons Ventos
Equipe Vandals
Enviada: Sáb Abr 21, 2007 2:55 pm Assunto:
Prezados amigos!
Primeiramente gostaria de parabenizar ao Tunico Lages pela seriedade e qualidade se seu forum e comentários. Realmente é prazeroso poder trocar idéias neste nível de conversação! Também é notória a criatividade do Tunico quando comentou sobre a pipa Best e prancha comprada do Marroquin, mostrando detelhadamente todos os aspectos positivos ou negativos dos produtos. O que posso comentar do Best é que possuo uma pipa tamanho 7, que chamo "do diabo" (ainda é vermelha e preta), pois realmente é muito rápida e se não houver um cuidado, principalmente nos saltos, a coisa pega e o tombo é dolorido! O que me impressionou positivamente foi a leveza da barra, pois já velejei com 35knots com uma mão só na barra, tranquilamente. Aqui no Cassino - RS, a galera tem comprado muito da Best, por seu ótimo custo/benefício. Mas realmente o preço está muito próximo ao de outras marcas e se o kite não se demonstrar durável no decorrer do tempo, acredito que o pessoal vai preferir gastar mais na hora da compra. Uma idéia ao amigo Tunico, seria fazer testes de outros kites, como o meu 12 Rebel da North, já que não é bow, ou semi-bow, mas muito bom de velejar, apresentando-se uma efetiva alternativa para quem quer continuar com "c", com significativo depower!
Abraços a todos
Enviada: Dom Abr 22, 2007 2:28 am Assunto:
Oi Frank, bemvindo "a bordo"!
Obrigado mesmo pelos seus elogios. Sou um kitesurfista normal, não tenho patrocínio, não participo de competições e pago cada centavo dos equipos que uso...ou seja, sou como 99,9% dos kitesurfistas brasileiros. Portanto quando faço essas reportagens procuro imaginar o que os kitesurfistas"normais" estão querendo saber. O que está acontecendo no cenário kitesurfístico nacional que desperta curiosidade? Se estiver ao meu alcance vou tentar mostrar.
Quanto aos kites de outras marcas...por enquanto eu só fiz teste com os meus próprios equipos. Já recebi proposta de um amigo de fazer uns testes comparativos com todas as marcas, mas pra ser justo teria que ser algo muito bem feito, com vários "testadores" em várias condições diferentes. Ainda não dá pra fazer bem feito, então prefiro esperar a oportunidade chegar...mas se algum dealer quiser me emprestar um equipo eu faço o teste sem problemas. Só que vou falar a verdade "doela a quem doela"...
Valeu mesmo por seus comentários.
E aí em Cassino? como são as condições? Rola vento no verão?
Talvez no próximo verão eu dê uma passada por aí. Tem pousada BBB (boa, bonita e barata) pra eu levar a família? Diversão pra criança?
Enviada: Ter Abr 24, 2007 9:33 pm Assunto:
Olá Tunico, como vão as coisas?!
Cara, tenho 38 anos, 22 de surf, 8 de windsuf wave e pouco mais de um ano de kite. Posso te dizer que acompanhei toda a evolução de esportes radicais na praia do Cassino e que a descoberta do kitesurf pra nós foi realmente um marco. Digo isto pois nossa pico é bastante ventoso e isso sempre me incomodava quando eu só surfava. Entravam as ondas e, em seguida, um vento muito forte que nos corria d´água! Essa condição fez com que eu procurasse adrenalina em outro esporte, o windsurf, que também trouxe muita alegria pra galera, mas o melhor ainda estava por vir. Quando apareceu o kite, acho que como todo o windsurfista, fiquei receoso e não dava o braço a torcer, temendo pela mudança, porém o tempo mostrou-me que a flexibilidade do kite era inigualável, com um range estúpido de se poder velejar desde 8knots. Foi assim que passei a velejar de kite. Por aqui sempre digo pra galera que com o kite descobrimos a vocação do Cassino! A praia tem 220 km, inicia em um molhe de 4km de extensão, onde com o nordeste (apelidado de nordestão) fica um verdadeiro paraíso, com mar completamente flat, aguentando assim até seus 35,40knots (vento esse que é comum ocorrer nos meses do verão). A praia não tem obstáculos naturais ou artificiais, é muito aberta mesmo. O vento geralmente é muito limpo e constante e se pode velejar no mar com ventos de quase todos os quadrantes, sendo os mais frequentes, nordeste, leste e sudoeste no verão e sul, sudeste e sudoeste, no inverno. As vezes rolam altas ondas e está se tornando comum a galera ter bidirecional e prancha de surf. Pra tu teres uma idéia, desde a primavera não chegamos a ficar uma semana sem velejar, pelo menos que eu me lembre. Semana passada velejamos na quinta, sábado e domingo rolou o clássico nordeste nos molhes. Amanhã já está marcado uma porranca de sul que durará até sexta. Dá pra ver a constância dos ventos no windguru e por foto de satélite tem uma vista aérea bem legal dos molhes. A galera aqui é muito unida, são uns trinta velejadores frequentes e doentes, num universo de mais ou menos 100 kitesurfistas. Estamos também nos integrando muito bem com hermanos argentinos e uruguaios que vieram pro último campeonatinho que rolou por aqui. Dá uma olhada no nosso site cassinoradical.com.br (por favor, te cadastra, será um prazer pra nós) Quando quiseres aparecer serás muito bem vindo e procuraremos acomodações legais (bbb) pra ti e para família.
Enviada: Qua Jun 06, 2007 8:15 pm Assunto:
Tunico como havia prometido, vou colocar aqui a minha tentativa de unpacking do wahoo 2007 11m que coloquei no meu blog www.rafaelalves.com:
Kite Aprovado! Velejava de kite "C" (Naish Boxer III, 16m) e pesquisando resolvi comprar um kite BOW menor (Best Waroo 2007, 11m). Tinha receio da Best pois havia velejado em um Yarga 2004 e em um Nemesis (2004) e havia sentido muita diferença para outros kites, realmente não havia gostado. Mas com o bolso não dá para brincar, o Best waroo estava bem mais barato do que qualquer outro kite de outra marca, e muito gente falando que o waroo 2006 havia sido o melhor kite de 2006. Fiz o test drive, gostei e comprei. Agora posso dizer minha experiência depois de alguns dias na água:
- A Barra leve para mim no início foi muito estranho, estava acostumado com barras mais firmes e o neste waroo é tão leve que quem não está acostumado perde a sensibilidade do kite. Mas hoje estou perfeitamente satisfeito com o peso da barra.
- O Tempo de Vôo do kite é muito bom, as poucas manobras que executo parecem outras manobras agora, o tempo que o kite lhe deixa no ar num Back roll por exemplo é muito bom.
- Orça -> Num tem nem o que dizer... como num kite bow sua mão funciona como um amortecedor para as rajadas, você aproveita 100% o seu upwind.
- Quanto a Qualidade do material, não sou nenhum expert para dizer, mas procurei um dos melhores "consertadores" de kite do Brasil e ele disse que a qualidade dos bests novos são equiparadas a qualquer marca.
- O depower, característica comum aos bows é uma coisa muito boa, e com o stopper ball você pode limitar esta capacidade se desejar para o velejo em longa distância ficar mais confortável.
- Unhook -> Antes de comprar até o vendedor me disse que para desengatar bastava puxar o Trim. Pois bem, nem isso precisa, rs, na regulagem média (nas linhas de fuga) o kite voa tranquilamente desengatado com o trim solto.
- A velocidade do kite é muito boa, o kite gira e voa bem rápido.
- PONTO FRACO: O kite como, acho que todos os bows, tem que ter um certo cuidado com o depower total dele, pois de o bordo de ataque "abaixar o nariz" o kite irá inverter e cair. Outro ponto que tenho medo mas só o tempo dirá são as roldanas e talas. Veremos no que dará.
Conclusão: Sou um velejador de final de semana, se aventurando em novas manobras mas nada professional. E o kite até então me agradou bastante, como (acredito eu) qualquer kite 2007 me agradaria. Se eu estivesse com um pouco mais de dinheiro sobrando, talvez compraria outro kite, tenho uma certa vontade de ter um North, por exemplo. Mas este kite me vez a cabeça, alem de tudo com esse range de 11-28 Knots poderei viajar para qualquer lugar com este kite debaixo do braço e tenho certeza que farei um excelente velejo amador. rs.rs.
No primeiro dia, depois de um tempinho velejando, pegamos uma nuvem que trouxe um vento muito, muito forte. Acima dos 25 Knots e continuamos na água (um pouco desconfortável), mas logo depois deve ter caido para uns 22 Knots e ficou animal o velejo, extremamente confortável. No segundo dia pegamos uma maré perfeita e um vento constante, daí deu para ver a capacidade deste kite tanto em termos de orça como de vôo.
Enfim, não tenho nada a reclamar do kite e acho que tenho um dos melhores kites deste ano. Repetindo.. UM DOS melhores kites deste ano. Sem falar nas cores que são alucinantes!