Tunico Lage Site Admin

Registrado: Quinta-Feira, 1 de Janeiro de 1970 Mensagens: 66 Localização: Rio de Janeiro, Brasil
|
Enviada: Seg Abr 09, 2007 4:22 am Assunto: Unpacking & Testing prancha Marroquim Kite-Wave |
|
|
Unpacking...
O kitesurf nas ondas vem crescendo em popularidade e cada vez mais é possível ver nos points de kite gente usando pranchas específicas para essa modalidade. Eu sempre surfei as marolas de Búzios (RJ) com minha bidirecional e não sentia necessidade de ter uma prancha kite-wave. Mas isso mudou durante o Carnaval 2007 quando ví várias pessoas em Manguinhos usando prancha kite-wave, treinando jibe, e parecendo estar se DIVERTINDO MAIS!
Resolví comprar uma...
Mas como edito este fórum e o Brasil é muito grande, resolví simular o que um kitesurfista comum, em qualquer local do Brasil, pode fazer...comprar pela Internet.
Escolhí o fablicante Claudio Marroquim de Recife, Pernambuco ( http://www.marroquimsurf.com.br ) pois em seu site ele afirma que entrega em qualquer ponto do pais. Após contatos via e-mail, onde recebí atenção exemplar, o negócio foi fechado e a "equação financeira" ficou assim:
Prancha (com deck-pad e alças) = 750,00
Frete para o Rio = 55,00
Design personalizado = R$ 0,00
Total = 805,00
O disign personalizado é de graça quando o cliente fornece a arte, que pode ser um desenho, um arquivo .jpg ou um arquivo do Photoshop.
Mandei para o Marroquim ( marroquim@marroquimsurf.com.br ) o logotipo deste site. A prancha em sí, pedí a ele que usasse sua experiência para recomendar um modelo que funcionasse bem para mim...90 kilos, ondas pequenas, condição kite bow 12.
Duas semanas depois...
Chego em casa e encontro este "pacote". Será que resistiu a viajem?

Começando o "Unpacking". A prancha veio embalada em apenas duas camadas de papel grosso.
...e eis que surge a prancha! Uma Marroquim 5'10", swallow tail com o logotipo do Kitesurf.tv...

Para ajudar a mostrar a prancha recrutei minhas modelos preferidas...
Detalhe da rabeta
Detalhe do bico
...rocker...
...curvas...
...o shaper...
Ondas do Futuro!
O PRIMEIRO TESTE...
Praia de Manguinhos, Búzios.
Vento: maral 15 a 18 nós.
Kite: Best Waroo 13m.
Ondas: wind-swell 20-30 cm
( fotos de Evandro de Jesus )
Primeiro alguns saltinhos só pra descontrair (e pra mostrar o logotipo )
Conseguir cravar a borda é mais difícil...tem que usar mais as quilhas.

As ondas em Manguinhos são sempre pequenas...com certeza uma prancha kite-wave ajuda a maximizar a diversão, principalmente pela maior flutuação.

O fato de estar com o pé bem em cima das quilhas facilita as curvas e cavadas...
O jibe, trocar os pés pra mudar de bordo, requer um pouco de prática (mais sobre isso adiante).
Andar de toe-side me pareceu mais fácil do que com uma prancha bi-direcional...
Minhas maiores fãns...
( foto de Paulo "El Loco" Aranha )
- CONCLUSÃO -
Usar um prancha de kite-wave requer algumas adaptações por parte do kitesurfista. A orça tem que ser feita com as quilhas e os saltos também, pois a grande flutuação dificulta cravar a borda na água. Ter que dar jibe me deixou apreensivo no início...não fazia isso desde os tempos do windsurf! Os tombos são inevitáveis no início (por isso nas fotos estou usando leash, senão passaria mais tempo nadando atrás da prancha do que surfando). Depois da sessão de fotos fiz um treinamento específico de jibe, e em 15 minutos já estava acertando quase todos da direita para a esquerda, e menos no sentido contrário (a maioria dos kitesurfistas executa manobras melhor para um lado do que pro outro).
A recompensa por todas essas "limitações" é sentida nas ondas. É lá que a prancha brilha. A grande flutuação permite surfar sem a força do kite, e as manobras saem muito mais redondas. Depois de apenas uma session de kite-wave não consigo me imaginar surfando com uma bi-direcional. As manobras saem "quadradas".
E comprar do Marroquim pela Internet?
Desde o primeiro e-mail fui tratado com cordialidade e rapidez. A prancha chegou no prazo certo e sem um arranhão. Ou seja, fiquei satisfeito. Talvez para quem mora em um grande centro com tradição no surf, como o Rio ou Florianópolis, seja mais vantajoso comprar de um shaper local. Mas com certeza a opção de comprar pela Internet funciona, e pode ser a solução pra quem mora longe de um shaper kitesurfista. Um shaper "tradicional" pode não saber direito quais características uma prancha kite-wave deve ter.
...E a prancha ficou do cara%@*%! e isso é o que importa!
Espero que esse review tenha ajudado a satisfazer a curiosidade que muitos kitesurfistas devem estar tendo em relação a essas pranchas...
[]'s
Tunico Lage |
|