- O Fórum do Kitesurf - - Índice do Fórum - O Fórum do Kitesurf -
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Snowkite em Fieberbrunn, Austria

Novo Tópico   Responder Mensagem    - O Fórum do Kitesurf - - Índice do Fórum -> Kitesurf - Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Tunico Lage
Site Admin

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 12:08 am    Assunto: Snowkite em Fieberbrunn, Austria Responder com Citação

Snowkite com Pulse2 em Fieberbrunn, Austria

Depois de vários dias de espera os astros finalmente se alinharam (vento, sol, neve) e eu pude estrear meu kite novo e fazer snowkite pela primeira vez.
E ainda tive a sorte de conhecer um instrutor muito gente boa, Josef Würtl da escola de ski e snowboarding de Fieberbrunn (http://www.snowkite.eu). Ele adora o Brasil, já esteve percorrendo a costa do Ceará kitesurfando e até fala um pouco de português.
Josef facilitou muito as coisas para mim. Foi me buscar de carro em meu hotel (uns 30km de distancia), me levou para almoçar e depois me deixou no hotel no fim do dia...coisas que normalmente não estariam incluídas no curso.

Equipo completo na porta do hotel esperado meu instrutor

Finalmente tirei o kite da mochila!
Vento: de 6 a 10 nós.
Neve um pouco dura.
Céu azul sem uma nuvem.

Josef demonstra como decolar o kite,
com o snowboard já no pé e sem arrastão...

O kite tem o formato muito parecido com os "Bows".
Infla e sobe rápidamente, mas as pontas demoram bastante pra inflar completamente.

Foi preciso fazer umas curvas e bombar a barra para que as pontas inflassem completamente.

Josef demonstrando os movimentos básicos do esporte.
Tudo muito parecido com o kitesurf na água, só que faz MUITO barulho!

O kite é muito estável. Aqui Josef derrubou o kite de propósito só para mostrar como redecolar um foil na neve.
Usando as linhas de trás dá pra fazer o kite decolar de "ré", virar 180 graus e subir devagar, sem arrastão. Basta ir soltando as linhas de trás devagar.

Mais algumas fotos do Pulse2 12m na neve...

Estacionamento de kite. Basta prender o chiken-loop num poste com o kite apontado para baixo. Josef mantém vários desses postes em sua escola.

Algumas observações sobre o KITE:

Enquanto estive na área do curso havia dois kitesurfistas belgas usando kites infláveis da marca "JL" (16,5m tipo C). A superioridade dos foils para esse esporte era claramente visível. O vento nos Alpes é sempre rajado e muda de direção toda hora. Os ínfláveis caíam o tempo todo...o Pulse não caiu nenhuma vez, mesmo com a minha falta de experiência. Redecolar os infláveis era muito mais difícil. Tinha que usar a técnica de kitesurf na água, ou seja, ir levando o kite pra borda da janela, arrastando o bordo de ataque na neve e causando um visível desgaste no material. Várias vezes ví os caras tendo que tirar o snowboard do pé pra conseguir redecolar sem arrastar o kite no gelo.

Algumas observações sobre o ESPORTE:

Fazer snowkite é MUITO fácil, bem mais fácil do que eu imaginava. Logo na primeira tentativa já conseguí levantar, andar controladamente e orçar com facilidade. Tudo é muito parecido com o kitesurf na água, só que dá pra andar com menos vento. E na água se o vento acabar pode ser a maior roubada...na neve basta dobrar o kite e voltar andando.
Mas também tem seus perigos. O maior deles eu acho que é a falta de familiaridade com a neve e o ambiente alpino. O que para nós brasileiros parece um lindo campo nevado pode esconder pedras ou outros obstáculos como bancos e até casas que estão cobertos pela neve. Ou as terríveis "cravesses"; buracos profundos que ficam escondidos por uma fina camada de neve.
Um instrutor que conheça o local e saiba se virar na neve é INDISPENSÁVEL.
Ter um pouco de experiência com snowboard não é tão importante, mas ajuda. Seja andando e kite ou descendo uma montanha, "pegar" uma borda é um tombo de cara na neve com certeza...e dependendo das condições da neve um tombo de cara pode ser apenas um nariz sujo de neve ou um nariz quebrado, direto pro hospital!

Bom galera, esse foi meu primeiro dia de snowboard e meu primeiro vôo com o Pulse2.

Um grande abraço,

Tunico
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    - O Fórum do Kitesurf - - Índice do Fórum -> Kitesurf - Geral Todos os horários são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
WWW.SUPSURF.TV

Click here to join kitesurf
Click to join kitesurf

PolíticaBrasil.TV

WWW.KITESURF.TV - Copyright 2006 Pixeltech Informática - Todos os direitos reservados